De tempos em tempos somos surpreendidos com novas técnicas e procedimentos, principalmente na área da beleza, onde as novidades sempre se tornam uma verdadeira febre entre as pessoas.
E uma das que mais tem prometido amplas conquistas é o procedimento conhecido como manicure russa, uma técnica diferenciada de cuidar melhor das cutículas.
Quer saber mais sobre a técnica e porque ela está crescendo por aí? Continue a leitura!
O que é manicure russa?
A manicure russa é um processo diferenciado de cuidar das cutículas das unhas, indo numa direção bem contrária ao procedimento feito aqui no Brasil, que consiste em retirar as cutículas com o famoso (mas às vezes temido) alicate de cutícula.
Fato é que esta técnica estrangeira tem se tornado famosa por aqui, justamente porque ela traz um procedimento paralelo ao cuidar das unhas dos pés e das mãos.
Só para se entender, na manicure russa, ao invés de amolecer e retirar as cutículas, o procedimento consiste em cortar e lixar as mesmas, o que segundo os especialistas da área, traz algumas boas vantagens, como:
- Evita machucados desnecessários nas cutículas, causados pelo mau uso do alicate que leva a cortes e aos famosos “bifes”.
- Deixa as cutículas mais saudáveis, já que elas não são machucadas com frequência.
- As cutículas irão crescer mais calmamente, levando a necessidades apenas quinzenais (e não semanais) de cuidados.
Fora que o procedimento é muito mais tranquilo, tanto para o cliente quanto para a manicure.
A manicure russa é indicada para todos?
Com toda certeza! Mas ainda mais do que isso, a manicure russa é super indicada para casos bem específicos, como:
- Diabéticos, já que a técnica evita machucados e tratamentos posteriores.
- Pessoas com a cutícula fina, considerando que elas serão apenas aparadas e lixadas.
E não tem contra indicação mesmo! Qualquer pessoa pode ter o seu tratamento de manicure russa, seja nas mãos ou nos pés, aproveitando os seus vários benefícios.
É verdade que custa um pouco mais?
Como a manicure russa utiliza procedimentos diferenciados, ela é considerada um pouco mais cara que os procedimentos tradicionais. Porém isso vai depender dos valores gastos com seus materiais, e também do preço médio dos seus trabalhos.
O importante é demonstrar às suas clientes como a técnica é inovadora, proveitosa e principalmente prática, já que reduz a necessidade de buscar atendimentos periódicos.
E sobre a durabilidade do esmalte, uma reaplicação de um top coat é ideal, sendo essencial que você apenas explique isso para suas clientes, garantindo toda a satisfação necessária.
Passo a passo simples da manicure russa
Vejamos então como a manicure russa é simples e muito prática de ser realizada, nesse passo a passo bem simples e direto.
1º passo – limpar os dedos, aplicar um hidratante nas cutículas para amolecê-las e deixar um tempo de molho em água limpa. Caso sua cliente tenha cutículas muito finas, use apenas o hidratante.
2º passo – use uma lixa cilíndrica específica para a região para que a cutícula seja “esfoliada” e também levemente levantada. Esse processo deve ser feito com tranquilidade e delicadeza, evitando lesões.
3º passo – com uma tesoura de ponta curva, inicie o procedimento de “aparar” as cutículas, seguindo o sentido delas e indo com bastante cuidado para não realizar puxadas desnecessárias.
4º passo – finalize as unhas aplicando o esmalte ou realizando o procedimento de nail design que foi escolhido pela cliente.
Conclusão: a manicure russa é uma ótima opção!
E se você se preparar bem, poderá aproveitar as muitas chances de crescer no mercado em que atua, entregando não apenas serviços de qualidade às suas clientes, mas também mantendo-as de acordo com as novidades.
Busque conhecer mais da técnica, para assim manter o seu trabalho com o nível de excelência que só você pode proporcionar!

Layla, amante do Nail Design, vive e respira a arte nas unhas, sempre animada para compartilhar ideias e inspirações