Abrir e manter uma esmalteria, assim como qualquer tipo de negócio é uma atividade que pode ser ao mesmo tempo encantadora e desafiadora, já que envolve o mundo dos serviços, que conta com vários pontos, como lucro, prejuízo, etc.
No entanto, às vezes temos um sonho, um desejo de fazer algo, e quando isso acontece o melhor é ir mesmo atrás daquilo que queremos, buscando a satisfação de nossos anseios.
Só que ir de mãos vazias não é garantia de sucesso, porque nem toda motivação do mundo é capaz de milagres. É preciso agir, se organizar, fazer as coisas valerem a pena de verdade.
Então se você quer saber quais são os verdadeiros desafios de se abrir uma esmalteria e colocar os seus sonhos empresariais em prática, fique atento nas 4 grandes áreas que irei abordar a seguir!
Quais são os desafios de abrir uma esmalteria?
1. Defina a modalidade de atuação
Uma esmalteria pode muito bem vir combinada com outros serviços de beleza, como:
- Depilação e cuidados com sobrancelhas e cílios.
- Serviços de cuidados com a pele.
- Atividades de Cabeleireiro.
E definir isso é extremamente necessário para que os demais passos sejam devidamente planejados, já que cada atividade combinada exige equipamentos, insumos e profissionais diferenciados.
Pense bem nestes quesitos e já supere o primeiro desafio!
2. Precisa conhecer bem o mercado
E por “conhecer bem” estamos falando de saber a respeito de dois pontos de vista importantes, sendo:
- Como funciona o mercado de esmalteria? Que itens ele necessita para acontecer, nível de consumidores, procedimentos atrelados, dentre outros.
- A região em que você vai atuar comporta este tipo de serviço? Existem clientes para isso, que possam garantir faturamento e lucro constantes?
Fora isso, conhecer o mercado implica ter como captar informações super relevantes, como:
- Perfil médio do público-alvo da sua esmalteria, como gênero, idade, renda, dentre outros.
- Concorrentes diretos (aqueles que atuam no mesmo setor que o seu) e também os indiretos (que de alguma forma podem fazer o cliente escolher eles ao invés do seu empreendimento).
- Procedimentos legais envolvendo criar sua Esmalteria, como CNPJ, Inscrição Estadual, Alvarás, etc.
Sem esses conhecimentos seu trabalho ficará um pouco mais complexo, já que nem sempre poderemos atuar apenas na expectativa de que tudo funcione bem.
Para superar este desafio você deverá estudar e colocar no papel todas as informações que colher, buscando organizá-las para uma ampla compreensão dos temas atrelados.
3. Precisa pensar na estrutura necessária
Uma Esmalteria precisa de diversos itens para acontecer, e é necessário que você considere cada um deles, mesmo que opte por abrir uma franquia. Dentre os principais, temos:
- Ponto de atendimento – onde fica o local? Ele possui tamanho apto para as atividades escolhidas? Precisa de reformas ou melhorias?
- Móveis e equipamentos – cadeiras, mesas, estantes, computadores e tantos outros itens. Aqui você une a compreensão do tipo de Negócio escolhido com a necessidade deles, para assim verificar o que precisará adquirir.
- Produtos para uso interno – ou os famosos insumos, que são os materiais necessários para que os serviços sejam prestados, como lixas, espátulas, toalhas, e assim por diante.
- Pessoal – que tipo de profissionais, quantos, em que setores? Precisa de recepção, de limpeza, de manicure, pedicure, depiladora?
Sem uma compreensão da real estrutura necessária você corre o risco de entrar no mercado totalmente despreparado para atender os potenciais clientes.
Então não se esqueça de superar este desafio e fazer com que a sua estrutura esteja apta aos trabalhos!
4. Metas e crescimento
Você também pode já colocar no papel quais as metas da sua Esmalteria, os planos de crescimento e desenvolvimento dela.
E por que colocar agora? Simples: para que você possa se organizar de uma maneira realista, sem sonhos mirabolantes e/ou impossíveis, mas palpáveis e totalmente reais.
Você pode, por exemplo, começar apenas com serviços de Manicure e Pedicure, e também venda de esmaltes e outros itens. E depois ir adicionando outros serviços e atividades agregadas.
E não se esqueça de sempre considerar fatores como Lucro, Despesas e Custos, Retorno do Investimento, dentre outros itens. Sem eles, seus planos não se tornam realidade e podem render muita frustração no futuro!
Esmalteria dá dinheiro mesmo?
É claro que sim! Só que como você já deve ter percebido, é necessário muita organização e planejamento para que isso possa acontecer, já que manter uma empresa no Brasil, independente do tamanho dela, não é algo barato.
No entanto, se você seguir os meus conselhos e se preparar de verdade, com toda certeza terá uma esmalteria sólida, que possa trazer um bom retorno dos investimentos e obter lucros suficientes para as demais etapas.
Conclusão: os desafios fazem parte do processo, mas podem ser superados!
Basta que você se informe e se organize bem, para assim estar devidamente preparado para eles, tendo condições de colocar a sua Esmalteria em pleno funcionamento!
Layla, amante do Nail Design, vive e respira a arte nas unhas, sempre animada para compartilhar ideias e inspirações