O alongamento de unhas é uma das técnicas preferidas das mulheres, principalmente aquelas com dificuldade no crescimento e fortalecimento das suas unhas naturais.
Todavia, há diferentes técnicas e materiais disponíveis no mercado para fazer o alongamento, o que pode acabar confundindo muitas pessoas na hora de escolher.
Apesar de ser muito procurado por mulheres com unhas mais frágeis e fracas, hoje, ele tem sido a escolha de todas. Muitas mulheres optam pelo alongamento para ter unhas ainda maiores e firmes sempre.
Separamos as principais informações acerca do alongamento de unhas e seus diferentes tipos para que você possa tirar todas as suas dúvidas antes de agendar um horário. Confira!
O que é alongamento de unhas?
O alongamento de unhas consiste na técnica utilizada para aplicar um material capaz de alongar o tamanho das suas unhas. Utilizado desde da antiguidade, na civilização do Egito Antigo, em que se usava casca de pistache e frutas secas para alongar as unhas, hoje o procedimento conta com a tecnologia e materiais mais resistentes a seu favor.
Existem várias formas de realizar o alongamento, todavia, de forma geral, ele consiste em aplicar algum material sobre a unha natural, formando uma nova camada, mais forte e resistente. Após a aplicação dessa camada mais longa, é possível pintá-las com esmalte e manter uma duração maior do resultado que o esmalte normal.
Quais as principais técnicas de alongamentos de unhas?
Como dito anteriormente, há diferentes materiais e técnicas para aplicação do alongamento de unhas. Confira os principais deles:
- Alongamento de unhas de gel
Muito procurado e uma das principais escolhas das clientes, o alongamento em gel. A sua aplicação é mais simples e não possui cheiro, podendo ser usado por mulheres que apresentam alguma alergia. É aplicado sobre a unha natural uma camada de gel fino e transparente, sendo em seguida modelado da forma e tamanho que a cliente preferir. Sua duração é de 15 a 20 dias e necessita de exposição a luz UVA para ativar os compostos do produto e aumentar a sua durabilidade.
- Alongamento de unhas acrílico
Este material é feito de uma mistura de um líquido específico chamado de monômero e pó acrílico, sendo possível esculpir o formato e tamanho do alongamento, que se encaixa perfeitamente com a unha natural e gerando um resultado e acabamento incrível. Com muito brilho e alta durabilidade, elas podem ser utilizadas por um período de até três meses, realizando as manutenções quinzenais.
- Alongamento de unhas de fibra de vidro
O alongamento de fibra de vidro também necessita de manutenção a cada 15/20 dias. É o material mais trabalhoso para aplicação e tem como base a fibra de vidro que é moldada na unha natural. Depois da aplicação, é feita aplicação de gel e exposição a cabine com luz UVA.
Quais os cuidados necessários ao fazer o alongamento de unhas?
Seja qual for o método para realizar o alongamento de unhas, é importante ter alguns cuidados após a realização.
- Sempre utilizar luvas quando for realizar algum serviço que tenha algum produto químico em sua composição
- Não submeta as unhas á grandes esforços
- Procure evitar atividades que exijam que as unhas sejam dobradas, pois podem quebrá-las;
- Tome bastante cuidado ao abrir gaveta e portas;
- Quando for digitar, utilize as pontas dos dedos e não as unhas (para evitar que elas trinquem);
- Jamais utilizar as unhas para abrir latas de refrigerante ou qualquer tipo de enlatado;
- Retire todo o esmalte sempre em que for realizar a manutenção do alongamento;
- Em hipótese alguma usar acetona e sim removedor para unha;
- Nunca retire as unhas em casa sem os equipamentos necessários;
- Fazer a manutenção periodicamente e da maneira correta;
- Hidratar sempre as unhas e as cutículas.
Ter esses cuidados irão proteger as unhas naturais, aumentar a duração do alongamento e certificar que não ocorra nenhum dano, deixando o efeito natural e bonito. Além disso, procure profissionais de qualidade e de confiança para realizar o trabalho.
Como funciona a remoção do alongamento de unhas?
Cada material escolhido para realizar o alongamento irá exigir um método diferente para sua retirada. De uma forma geral, a retirada deve ser feita com uma manicure profissional com os equipamentos necessários para garantir diminuição dos danos a sua unha natural.
Utiliza-se a lixa elétrica para a retirada do alongamento, com todo cuidado, e em seguida a lixa normal para lixar a unha natural. Lembrando que retirar o alongamento é diferente de manutenção. Na manutenção, é feita apenas a retirada de excesso de produto, nivelamento de superfície e ajuste de tamanho do alongamento.
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher qual o tipo de alongamento que você quer utilizar? De qualquer forma, converse com uma manicure de confiança para que ela possa te indicar qual o material ideal para o seu caso.
Lembre-se sempre de tomar todos os cuidados necessários para não danificar suas unhas naturais e aumentar a durabilidade do alongamento.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários!

Layla, amante do Nail Design, vive e respira a arte nas unhas, sempre animada para compartilhar ideias e inspirações